Ser autor independente

Em 2019, iniciei minha caminhada, às vezes cheia de obstáculos, pelo mundo da literatura de ficção. Eu não entendia absolutamente nada sobre o mercado literário (não que eu seja uma expert hoje em dia), e iniciei minhas pesquisas e meus contatos com escritores e profissionais deste fascinante mercado.

Uma das principais constatações, e para isso nem precisamos de grandes pesquisas, foi: ser escritor não é fácil em nosso país, sobretudo quando se é independente. Inciei esta jornada pelo Wattpad, que é uma plataforma excelente para todos os escritores iniciantes testarem a aceitação de suas histórias por parte de seu público-alvo.

No Wattpad, eu comecei a ter um direcionamento mais claro a respeito do que o público leitor gosta, aquilo que ele rejeita e qual tipo de personagens mais cativam. O site serve como uma verdadeira ferramenta de pesquisa de mercado para todos aqueles que tiverem um olhar mais atento e estiverem dispostos a pesquisar.

Aqui, no meu blog, pretendo dividir algumas dicas dessas minhas observações com vocês. Alguns tópicos podem parecer óbvios, mas não custa relembrar, se você está iniciando agora sua jornada no mundo das letras. A Amazon é uma excelente plataforma para autodivulgação de autores independentes e iniciantes, e é quase que um passo seguinte natural para aqueles que iniciaram suas trajetórias no Wattpad. Mas, a facilidade para a publicação de livros no site norte-americano, faz com que muitos se esqueçam de que ao publicar seu livro, você está entregando o resultado do seu trabalho para o público, e será julgado por isso. Então, fique atento:

  • Antes de lançar sua obra busque uma leitura crítica profissional. Esse é o primeiro passo que vai apontar inconsistências, furos e onde sua obra ainda está fraca e precisa melhorar;
  • Se você não é designer, é fundamental que busque um profissional capacitado para fazer a capa do seu livro. Todos já ouvimos a expressão “não julgue um livro pela capa”, mas sabemos que na hora da compra, uma boa capa conta e muito!
  • Revisão é fundamental! Busque um profissional, preferencialmente da área de letras, habilitado a apontar e corrigir os erros do seu texto. Por mais que o próprio autor faça uma revisão cuidadosa de sua obra, uma outra pessoa é capaz de identificar erros que já são imperceptíveis para o escritor;
  • Depois que sua obra estiver “redondinha” e pronta para ser divulgada, lembre-se: quem não é visto não é lembrado! Então, foco na divulgação: divulgue muito seu livro entre amigos e familiares, mas também use e abuse de conteúdos criativos nas redes sociais.

Bem, essas são algumas dicas iniciais para vocês! Espero que tenham curtido e até a próxima! Beijos no <3

About Vivian Lemos

Vivian Lemos é jornalista, professora universitária e escritora.
Adora boas histórias, sejam elas reais ou fictícias.