Leitura contra o racismo

Infelizmente ainda temos que falar sobre o racismo. Nos Estados Unidos, George Floyd, um homem negro de 46 anos, foi assassinado por asfixia por um policial branco, o que reacendeu o movimento Black Lives Matter e uma série de protestos na terra do Tio Sam.

No Brasil, Adriel Oliveira, um menino de apenas 12 anos, que é apaixonado por livros e mantém um perfil no Instagram no qual compartilha suas leituras, recebeu mensagens de ódio de cunho racista.

Além disso, não podemos negar o racismo que ainda impera em nosso país. No Brasil, a população negra tem 2,7 vezes mais chances de ser assassinada do que a branca. É preciso lutar! Não podemos nos calar diante de tanta atrocidade.

E qual é a melhor arma contra o racismo? A educação! É por isso que hoje, trago dicas de alguns livros fundamentais para entender e combater o racismo. Vamos lá:

O Perigo de uma história única, Chimamanda Ngozi Adiche: Uma das palestras mais assistidas do TED Talk chega em formato de livro. Para os fãs de Chimamanda, e para todos os que querem entender a fonte do preconceito. O que sabemos sobre outras pessoas? Como criamos a imagem que temos de cada povo? 

Mulheres, Raça e Classe, de Angela Davis: Traça um poderoso panorama histórico e crítico das imbricações entre a luta anticapitalista, a luta feminista, a luta antirracista e a luta antiescravagista, passando pelos dilemas contemporâneos da mulher. 

A Elite do atraso, de Jessé Souza: Quem é a elite do atraso? Como pensa e age essa parcela da população que controla grande parte da riqueza do Brasil? Onde está a verdadeira e monumental corrupção, tanto ilegal quanto “legalizada”, que esfola tanto a classe média quanto as classes populares? Leia e reflita.

O Genocídio do Negro Brasileiro, de Abdias Nascimento: O conceito de “democracia racial” foi (e ainda é) um mantra do orgulho nacional. Daqueles que recusam a realidade. Uma das maiores referências na defesa dos direitos dos negros no Brasil, mesmo após sua morte, Abdias Nascimento sobrepõe testemunhos pessoais, reflexões, comentários e críticas, opondo o discurso oficial sobre a condição social e cultural do negro brasileiro à realidade.

Pequeno manual antirracista, de Djamila Ribeiro: Dez lições breves para entender as origens do racismo e como combatê-lo. Neste pequeno manual, a filósofa e ativista Djamila Ribeiro trata de temas como atualidade do racismo, negritude, branquitude, violência racial, cultura, desejos e afetos.

As aventuras de Huckleberry Finn, de Mark Twain: Este livro de Mark Twain conta a história de Huckleberry Finn, um menino que, após fugir do seu pai alcoólatra, encontra um escravo que estava escapando para o norte do país, onde a escravatura já havia sido abolida. Nesta grande aventura, os dois amigos irão questionar a escravidão e o racismo instituído na sociedade.

A Cor Púrpura, de Alice Walker: É um dos romances mais aclamados de sempre, vencedor do Prêmio Pullitzer. A Cor Púrpura conta a história de uma mulher negra no sul dos Estados Unidos nos anos 30, que foi abusada desde criança pelo padrasto e marido, focando temas como a desigualdade social entre as diferentes etnias.

A Resposta, de Kathyn Stockett: Com mais de 5 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, A Resposta é uma história de preconceito e racismo, mas também de esperança. O livro conta a história de uma jovem jornalista branca na década de 60 no Mississipi, que decide escrever um livro polêmico onde várias empregadas domésticas contam histórias sobre as suas patroas brancas.

Com informações de Geledés

About Vivian Lemos

Vivian Lemos é jornalista, professora universitária e escritora.
Adora boas histórias, sejam elas reais ou fictícias.