Infelizmente ainda temos que falar sobre o racismo. Nos Estados Unidos, George Floyd, um homem negro de 46 anos, foi assassinado por asfixia por um policial branco, o que reacendeu o movimento Black Lives Matter e uma série de protestos na terra do Tio Sam.
No Brasil, Adriel Oliveira, um menino de apenas 12 anos, que é apaixonado por livros e mantém um perfil no Instagram no qual compartilha suas leituras, recebeu mensagens de ódio de cunho racista.
Além disso, não podemos negar o racismo que ainda impera em nosso país. No Brasil, a população negra tem 2,7 vezes mais chances de ser assassinada do que a branca. É preciso lutar! Não podemos nos calar diante de tanta atrocidade.
E qual é a melhor arma contra o racismo? A educação! É por isso que hoje, trago dicas de alguns livros fundamentais para entender e combater o racismo. Vamos lá:

O Perigo de uma história única, Chimamanda Ngozi Adiche: Uma das palestras mais assistidas do TED Talk chega em formato de livro. Para os fãs de Chimamanda, e para todos os que querem entender a fonte do preconceito. O que sabemos sobre outras pessoas? Como criamos a imagem que temos de cada povo?

Mulheres, Raça e Classe, de Angela Davis: Traça um poderoso panorama histórico e crítico das imbricações entre a luta anticapitalista, a luta feminista, a luta antirracista e a luta antiescravagista, passando pelos dilemas contemporâneos da mulher.

A Elite do atraso, de Jessé Souza: Quem é a elite do atraso? Como pensa e age essa parcela da população que controla grande parte da riqueza do Brasil? Onde está a verdadeira e monumental corrupção, tanto ilegal quanto “legalizada”, que esfola tanto a classe média quanto as classes populares? Leia e reflita.

O Genocídio do Negro Brasileiro, de Abdias Nascimento: O conceito de “democracia racial” foi (e ainda é) um mantra do orgulho nacional. Daqueles que recusam a realidade. Uma das maiores referências na defesa dos direitos dos negros no Brasil, mesmo após sua morte, Abdias Nascimento sobrepõe testemunhos pessoais, reflexões, comentários e críticas, opondo o discurso oficial sobre a condição social e cultural do negro brasileiro à realidade.

Pequeno manual antirracista, de Djamila Ribeiro: Dez lições breves para entender as origens do racismo e como combatê-lo. Neste pequeno manual, a filósofa e ativista Djamila Ribeiro trata de temas como atualidade do racismo, negritude, branquitude, violência racial, cultura, desejos e afetos.

As aventuras de Huckleberry Finn, de Mark Twain: Este livro de Mark Twain conta a história de Huckleberry Finn, um menino que, após fugir do seu pai alcoólatra, encontra um escravo que estava escapando para o norte do país, onde a escravatura já havia sido abolida. Nesta grande aventura, os dois amigos irão questionar a escravidão e o racismo instituído na sociedade.

A Cor Púrpura, de Alice Walker: É um dos romances mais aclamados de sempre, vencedor do Prêmio Pullitzer. A Cor Púrpura conta a história de uma mulher negra no sul dos Estados Unidos nos anos 30, que foi abusada desde criança pelo padrasto e marido, focando temas como a desigualdade social entre as diferentes etnias.

A Resposta, de Kathyn Stockett: Com mais de 5 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, A Resposta é uma história de preconceito e racismo, mas também de esperança. O livro conta a história de uma jovem jornalista branca na década de 60 no Mississipi, que decide escrever um livro polêmico onde várias empregadas domésticas contam histórias sobre as suas patroas brancas.